Os melhores aspiradores de pó 2021: Guia de compra

A sua casa está muito provavelmente equipada com tapetes, tapetes, pavimentos ou azulejos que requerem limpeza e manutenção regulares. O aspirador é o derradeiro aparelho doméstico capaz de assegurar a limpeza do seu mobiliário e dos seus espaços de habitação. Com a evolução da tecnologia, vários tipos de aspiradores de pó são comercializados para satisfazer cada uma das suas necessidades.

Os diferentes tipos de aspiradores de pó no mercado.

Desde o aspirador vertical, ao aspirador ensacado, ao aspirador sem saco e ao aspirador robotizado, é justo dizer que há muito a confundir, mesmo que as suas funções sejam potencialmente semelhantes. É por isso que a sua escolha de comprar um aspirador de pó deve ser orientada. Neste artigo, apresentamos-lhe uma comparação dos melhores aspiradores de pó de 2021 que receberam as análises mais favoráveis dos consumidores.

melhor aspirador

Comparação de aspiradores: os melhores modelos a comprar em 2021

Um aspirador é um aparelho doméstico que, graças a uma série de mecanismos específicos, pode geralmente aspirar pó, mas também ar e líquidos. Permite-lhe ver-se livre de pequenas partículas de resíduos nos seus tapetes, tapetes e até mesmo azulejos. O aspirador de pó vertical é um bom compromisso entre o aspirador de lata e o aspirador de mão.

Tem a vantagem de ser extremamente móvel. Isto significa que pode deslocar-se facilmente pelas suas áreas de habitação para limpar eficazmente o seu mobiliário. Para aqueles que preferem simplicidade e especialmente para os utilizadores com pequenos espaços, o aspirador de pó vertical fará o trabalho muito bem.  

É fácil perceber porque é um dos melhores aspiradores de pó que os consumidores escolheram. Assim, embora a sua mobilidade seja uma garantia de conforto, eficiência e desempenho, os aspiradores de pó vertical sofrem um pouco da sua autonomia. Embora a maioria tenha a vantagem de ser sem fios, o facto é que a duração da utilização de um aparelho recarregável pode eventualmente tornar-se um pouco problemática.

TOP 3 melhores aspiradores de pó verticais

O aspirador de pó tem a vantagem de ser sem fios, pelo que não há necessidade de o transportar consigo. Além disso, permite cobrir grandes áreas muito rapidamente, e o seu tubo telescópico torna-o uma ferramenta que proporciona um certo conforto na sua utilização.

É por isso que selecionamos os melhores aspiradores de pó verticais que vão perfeitamente ao encontro das suas expectativas. Para o fazer, consultámos as opiniões dos consumidores de vários retalhistas em linha.

limpar eficazmente o seu interior e o seu mobiliário. 

Comparação de aspirador de pó ensacado: os melhores modelos a comprar em 2021

Especialmente concebido para absorver detritos e pó, o aspirador de pó ensacado tem uma tampa superior que se levanta para permitir que o saco se fixe e recolha o pó do seu ciclo de limpeza. O saco actua como um filtro de ar, prendendo o pó e libertando o ar filtrado de quaisquer partículas sólidas.

Além disso, enfrentará diferentes tipos de aspiradores com saco e, eventualmente, o mais comum com dois filtros. O primeiro filtra à saída do saco e o segundo antes de o ar deixar o aspirador. Tem a vantagem de ser muito amigo do ambiente. Só tem de mudar o saco quando o que está a usar estiver cheio. Isto é muito melhor do que ter de limpar o tanque após a sua utilização, como é o caso dos aspiradores sem saco.

A segunda vantagem dos aspiradores de pó ensacados é o seu conteúdo em pó. Enquanto os aspiradores sem saco oferecem-lhe no máximo 1,5 litros, os aspiradores ensacados oferecem-lhe uma capacidade de 5 litros. Isto significa mais espaço para limpar, mais espaço para guardar o lixo.

Os aspiradores ensacados e sem saco ainda se chamam aspiradores de latas porque contêm um tanque para segurar o pó.

No entanto, é criticada por estar sujeita a uma multiplicidade de modelos com fins especiais.

TOP 3 melhores aspiradores de pó com sacos

Desde as críticas à impermeabilidade do saco, vários fabricantes corrigiram a situação para evitar a perda de sucção que normalmente se verifica.

Assim, os sacos multicamadas substituíram os normalmente utilizados e responsáveis pela circulação do ar obstruído pelos poros obstruídos pelo saco. O objectivo é promover o fenómeno da filtragem do ar. Apesar da multiplicidade de modelos, seleccionámos para si estes aspiradores de sacos cujo desempenho é eficiente e irá ao encontro de todas as suas expectativas de limpeza.

Comparação do aspirador sem saco: os melhores modelos a comprar em 2021

Tal como outros aspiradores, o aspirador sem saco é concebido para limpar o seu chão, tapetes, tapetes, etc. Embora o objectivo seja potencialmente o mesmo, as especificidades e a funcionalidade não o são. Além disso, o aspirador sem saco difere dos outros aspiradores, na medida em que não utiliza um saco com filtro, mas sim um aspirador de pó.

Portanto, no final de um ciclo de limpeza, basta ejectar o pó do caixote do lixo. Graças à tecnologia de força ciclónica presente neste tipo de aspirador de pó, não sofrerá qualquer perda de pressão. Mais leves e mais amigos do ambiente, são extremamente práticos. A sua compacidade permitir-lhe-á armazená-los facilmente no seu guarda-roupa ou garagem.

Além disso, em geral, têm uma relação qualidade-preço bastante correcta, se considerarmos que os encontrará com uma vasta gama de preços. Contudo, se a qualidade da filtração não for óptima, exporá a sua saúde a doenças ou alergias, e se o seu peso for considerável, será um sério obstáculo ao conforto de utilização que muitos utilizadores procuram hoje em dia.

Uma das desvantagens dos aspiradores sem saco em comparação com os modelos ensacados é que são ruidosos, mas existem modelos com níveis de ruído mais baixos como estes que seleccionámos.

Top 3 melhores aspiradores sem saco

Escolher o aspirador de pó sem saco certo não é tão fácil como se poderia pensar, é crucial determinar os critérios que irão motivar a sua decisão.

Tem a vantagem de estar equipado com acessórios que lhe permitem limpar especificamente as suas cortinas, almofadas, radiadores, etc. No entanto, recomenda-se que tome certas medidas de segurança ao esvaziar e limpar o seu depósito. Fizemos uma selecção para lhe permitir comprar os melhores aspiradores sem saco, cuja relação qualidade/preço aguçará a sua curiosidade.

Comparação do aspirador de pó robotizado: os melhores modelos a comprar em 2021

Um aspirador de pó robotizado é um aspirador que pode limpar automaticamente o seu chão, tapetes e carpetes sem a necessidade de assistência humana. É um aspirador de pó autónomo que executa as tarefas de limpeza livremente.

Desde a sua primeira aparição há cerca de vinte anos, os aspiradores de robôs têm evoluído consideravelmente para fornecer um serviço cada vez mais eficiente e eficaz. Terão todo o prazer em cumprir as sequências de limpeza que lhes impõe, apesar da disposição dos seus móveis.

Ao estarem ligados à rede Wi-Fi, cuidarão de si próprios para iniciar e terminar os seus ciclos de trabalho. Portanto, é um companheiro perfeito para manter a sua casa limpa.

Os aspiradores de robôs mais avançados mapeiam a sua área de trabalho com a ajuda de sistemas de câmara com vários sensores. Isto significa que limparão de forma tão inteligente e intencional como se estivesse a utilizar um aspirador manual. Isto poupa-lhe tempo e energia e o resultado é absolutamente correcto.

Contudo, terá de aceitar a necessidade de utilizar aspiradores de pó das principais marcas com a especificidade de poder integrar uma ligação Wi-Fi. Caso contrário, ficará desiludido com uma experiência de limpeza aleatória, operando ao capricho dos obstáculos que encontram.

Top 3 melhores aspiradores de robôs

Escolher o aspirador de pó robotizado certo é uma questão sobre a qual deve pensar cuidadosamente antes de decidir comprar um. Porquê? Poder-se-ia dizer, simplesmente devido ao risco de frustração que uma escolha imprudente poderia gerar.

Os aspiradores robóticos vêm numa variedade de marcas e modelos com características e capacidades diferentes. Se quiser manter a sua casa e mobiliário limpos sem esforço, terá de ler a selecção que oferecemos.

Fizemos uma comparação dos melhores aspiradores de pó robotizados que podem realizar todas as tarefas de limpeza dos seus diferentes tipos de pavimentos.

Comparação de aspiradores: os melhores modelos a comprar em 2021

O aspirador de vapor parece ter algumas características e benefícios bastante satisfatórios. De facto, é um aparelho doméstico que lhe permite utilizar o vapor para uma limpeza completa enquanto solta a sujidade retida no ar húmido.

É extremamente eficiente e é um dos aspiradores de pó da melhor qualidade disponível. É também, de acordo com a opinião do cliente, um dos aspiradores melhor ventilados do mercado.

Este aspirador de pó permite uma limpeza saudável e eficiente dos seus espaços. Aspira o vapor que é impresso com pó e todo o tipo de sujidade para uma limpeza completa dos seus móveis e pavimentos. O vapor libertado é concebido para soltar a sujidade incrustada que será depois aspirada pelo ar e separada pelo mecanismo de um filtro de água. É também um limpador de alcatifa a vapor que proporciona uma limpeza completa para um espaço totalmente purificado. Poupa-lhe tempo pois é um limpador 2 em 1, limpando e aspirando de uma só vez.  

Contudo, os limpadores a vapor produzem vapor muito quente, que pode causar queimaduras se entrar em contacto com a pele. Lembre-se também de limpar bem o aspirador após a sua utilização para evitar a acumulação de incrustações.

TOP 3 melhores aspiradores de pó

Se precisar de comprar um aspirador de pó silencioso, procure modelos que produzam vapor. Além disso, se for um ambientalista e quiser facilitar o seu trabalho combinando eficiência com conforto, estará melhor com este tipo de aspiradores húmidos.

O aspirador de vapor não necessita de qualquer solução química para lhe dar uma limpeza perfeita, apenas água quente transformada em vapor é suficiente, é adequado para limpar pavimentos, janelas, tapetes e carpetes.

Para o ajudar a fazer uma melhor escolha, abaixo encontra-se um TOP 3 dos melhores aspiradores de pó que satisfazem múltiplos critérios.

Aspiradores de mão vs. aspiradores de mesa: os melhores modelos a comprar em 2021

Um aspirador prático e leve, o aspirador de mesa é o aparelho doméstico ideal para remover rapidamente pó, pêlos de animais domésticos, migalhas de comida e, até certo ponto, líquidos.

De acordo com um inquérito realizado entre clientes que utilizam aspiradores de mão, com base nas suas opiniões, a praticidade e a mobilidade deste aspirador são pontos-chave que trarão eficiência à limpeza diária.

Vai ser útil para remover pêlos dos seus móveis, sofás, almofadas e cadeiras. O aspirador de mão ou de mesa permitir-lhe-á até remover pó e detritos do seu carro. Pode utilizá-lo para limpar o pó das suas roupas ou teclados de computador, que são os anfitriões perfeitos para o pó. O facto de ser sem fios significa que pode levá-lo consigo para qualquer lugar para dar uma varredura limpa a espaços que necessitam de uma limpeza rápida. Assegura eficiência e economia de tempo.

É geralmente criticado por descarregar demasiado depressa. Não é recomendado para pessoas com alergias, uma vez que o tanque deve ser esvaziado assim que estiver cheio.

TOP 3 melhores aspiradores de mão e de mesa

A praticabilidade e conveniência do aspirador de pó manual não significa que esteja isento de certos critérios essenciais. O facto de haver todo o tipo de aspiradores disponíveis não garante a satisfação.

Pode muito bem ficar desapontado com a potência, autonomia ou capacidade de sucção destes mini-aparelhos. Para o ajudar a comprar o melhor aspirador de mesa, aqui está uma selecção de três modelos que satisfazem todos os critérios de compra.

Comparação do aspirador de pó de automóvel: os melhores modelos a comprar em 2021

O aspirador de pó é um aspirador especialmente concebido para livrar o interior do seu carro do pó, detritos e sujidade que se acumulam diariamente. Pedaços de bolo, biscoitos, pêlo de cão, pó… é a isto que o seu carro é exposto diariamente. Com um aspirador de pó potente com uma boa aderência, a limpeza do interior do seu carro será notavelmente simples, rápida e fácil.

Encontrará modelos com ou sem acessórios cuja fonte de energia é o isqueiro ou uma tomada de alimentação. Em suma, qualquer uma delas permitir-lhe-á manter o seu carro limpo para um interior confortável e saudável.

Tem a vantagem de ser mais fácil de manusear do que os aspiradores convencionais, e a sua compacidade e leveza permitir-lhe-ão alcançar áreas difíceis de alcançar, para um resultado satisfatório. No entanto, antes de comprar um aspirador de pó, deve ter em conta uma série de critérios como a potência, a qualidade do material utilizado para cobrir o interior do seu carro, o tapete, os bancos, etc. É também importante notar que a maioria dos aspiradores de mão também pode ser utilizada como aspirador de automóvel profissional.

A principal desvantagem do aspirador de pó de automóvel em comparação com os aspiradores convencionais é a sua baixa potência. É por isso que seleccionámos uma comparação dos melhores aspiradores de automóveis para si.

Top 3 melhores aspiradores de carros

O que não faria para dar uma varredura limpa ao seu veículo? Pode deixar esta responsabilidade a profissionais que lhe custarão dinheiro, ou pode optar por fazê-lo você mesmo. Para o fazer, necessitará necessariamente de um aspirador de automóvel sem fios.

Comparação silenciosa do aspirador de pó: os melhores modelos a comprar em 2021

Um aspirador de pó silencioso, como os existentes no mercado, é um aspirador cujo objectivo é limpar os seus espaços, pavimentos, estofos, mobiliário, etc. Difere de outros aspiradores de pó por emitir muito pouco som. No entanto, difere de outros aspiradores na medida em que emite muito pouco som. Por uma questão de princípio, nenhum aparelho doméstico pode ser completamente silencioso, aqueles que têm uma ressonância sonora baixa são considerados silenciosos.

Geralmente, a eficiência de um aspirador de pó tem um impacto considerável sobre o critério do silêncio. Porque a potência destes aparelhos conduz sempre a um ruído ensurdecedor. No entanto, com os aspiradores silenciosos sem saco, independentemente do modelo, obtém-se um conforto insuspeito a que se tenderia a aderir.

O outro lado da moeda é frequentemente o poder de sucção, embora tenha havido melhorias no desempenho nos últimos anos. De facto, algumas marcas como a Rowenta e Inventor conseguiram encontrar um compromisso entre o tamanho do motor, o desempenho de sucção e um impacto sonoro bastante baixo.

Também é necessário ter em conta o preço de compra, que é um pouco elevado. Evidentemente, a relação preço-qualidade não será desequilibrada e, dada a sua longevidade, um aspirador de pó tão potente e silencioso será um electrodoméstico cujo preço não dará lugar a qualquer arrependimento. Assim, obtém-se aquilo por que se paga. 

TOP 3 melhores aspiradores de pó silenciosos

Os aspiradores silenciosos têm muitas qualidades, a mais importante das quais é o baixo ruído. Num lar, a provação de aspirar é uma das coisas mais desagradáveis que se pode fazer.  Para o ajudar a comprar o melhor aspirador de pó silencioso, aqui estão os modelos TOP 3 que receberam comentários muito favoráveis dos utilizadores.

Comparação de aspiradores profissionais ou aspiradores de estaleiro de construção: os melhores modelos a comprar em 2021

Enquanto os aspiradores de pó convencionais tendem na maioria dos casos a ser para uso doméstico, este não é o caso dos aspiradores profissionais. De facto, este tipo de aspiradores é na maioria dos casos utilizado para a limpeza de instalações industriais e grandes superfícies. Enquanto os aspiradores de pó convencionais podem ser versáteis, os aspiradores profissionais são-no ainda mais.

Assim, o aspirador de pó profissional, também chamado aspirador húmido e seco, permite-lhe manter o chão, tapetes, tectos, etc., limpos. Também pode ser utilizado como aspirador de pó profissional para sugar líquidos, pó, migalhas de comida, areia, pêlos de animais de estimação do assento e do tablier. Pode atingir uma capacidade de retenção de até 30L. A maioria dos aspiradores de pó de construção são o oposto completo em termos de capacidade, potência, versatilidade e capacidade de retenção dos aspiradores convencionais mais modestos.

Estes aspiradores industriais têm a vantagem de serem robustos, potentes, duráveis e com uma classificação de conforto relativamente elevada. Pode ser adequado para uso doméstico se tiver quartos grandes, uma garagem ou um grande jardim. Existem vários tipos sem saco, com saco, ou com descarga externa.

As desvantagens incluem um elevado risco de sujidade ao esvaziar o saco, manutenção frequente e elevado feedback de ruído.

TOP 3 melhores aspiradores de pó profissionais

Os aspiradores profissionais são únicos na medida em que são poderosos, grandes e muito mais eficientes do que os aspiradores convencionais. Como o nome sugere, são utilizados como aspiradores de pó de construção ou industriais.

Se está a planear comprar um aspirador profissional, analisámos 3 aspiradores com características e benefícios que se adequarão perfeitamente às suas necessidades.

Escolher o aspirador de pó certo: critérios a ter em conta

Se está prestes a encomendar um aspirador de pó, é óbvio que a pletora de modelos no mercado não facilita a escolha sensata. É claro que, acima, elaborámos uma comparação dos melhores aspiradores que podem satisfazer as suas necessidades de acordo com os seus critérios de compra. E para escolher um aspirador de pó, é essencial conhecer os critérios que o empurrarão para um modelo ou marca em vez de outro.

– A superfície em que será utilizado o aspirador de pó

É comum ouvir os clientes dizerem: Quero comprar um aspirador de pó barato e de alto desempenho. No entanto, nem todos estão conscientes de que um aspirador de pó só produzirá o seu melhor desempenho se for seleccionado com consideração pela sua compatibilidade com pavimentos comuns ou específicos.

 “Aspiradores de todo o piso”. Mas do que estamos a falar exactamente, não entrem em pânico, eu digo-vos. Existem principalmente 2 tipos de pisos:

Pavimentos duros: Estes incluem azulejos, parquet de madeira dura tratada, laminados, cortiça e pavimentos moldados.

Superfícies têxteis: para revestimentos de interiores, encontrará facilmente tapetes, tapetes, etc.

– Frequência de utilização: quando aspirar?

Poderá ficar surpreendido por saber que o interior da sua casa está mais poluído do que o exterior. Poeira, teias de aranha, detritos, migalhas… acumulam-se facilmente nos quartos, debaixo das camas, armários, armários, sofás, tapetes. Algumas delas são visíveis a olho nu, outras são menos visíveis.

É portanto aconselhável aspirar uma ou duas vezes por semana. No entanto, algumas salas estão mais expostas que outras e devem ser aspiradas de dois em dois dias.

Deve-se notar, contudo, que alguns aspiradores de pó são concebidos para limpar migalhas, manchas de água, manchas de café, etc. Deve-se, portanto, ter em conta a sua autonomia e a qualidade do seu material de construção para garantir uma certa longevidade através de uma utilização moderada.

– O tipo de aspirador de pó: Concentre-se nas suas necessidades

Existem geralmente cinco tipos:

  • Aspiradores de vasilhas 

Compatível com todos os tipos de pavimentos, o aspirador de lata é adequado para a limpeza de grandes áreas. Está equipado com um tanque ou um saco que permite a recuperação de pó, sujidade, pêlos de animais e sujidade da sua limpeza.

  • Aspiradores de bastão

Versátil e eficaz para a limpeza pontual, limpará rapidamente todas as suas superfícies, tapetes, cadeiras e pavimentos enquanto absorve o pó e os depósitos de pêlos dos tapetes.   

  • Aspiradores manuais ou de automóveis

O seu design ergonómico assegura uma aderência eficaz para a limpeza de áreas de difícil acesso, bem como para a remoção de pequenos acidentes (líquidos derramados, pêlos de animais de estimação, etc.) dos seus móveis, mesas, carros, etc.

  • Aspiradores robóticos

Aparelho doméstico robótico e programável, facilitará a sua vida diária, porque é autónomo e assegura toda a limpeza dos seus espaços enquanto se recarrega automaticamente.

  • Aspiradores de vasilhas

Para uso profissional ou industrial, é cada vez mais popular entre os particulares para a limpeza eficaz e completa de grandes superfícies ou salas.

 – Os acessórios incluídos são muito úteis para tarefas multifuncionais

A especificidade de certos pavimentos e têxteis requer uma limpeza específica que só os acessórios podem alcançar.

  • A escova turbo: Se não for recomendada para pisos duros, porque pode danificá-los. É recomendado para tapetes e carpetes. Ao rodar, remove facilmente o pó e o pêlo dos animais de estimação.
  • A escova de chão: Basta ligá-la ao tubo telescópico do seu aspirador de pó e este removerá eficazmente a sujidade do chão duro.
  • A escova de dupla posição: Versátil, limpa e aspira todas as manchas e sujidade em pavimentos duros, bem como em têxteis.
  • Bocal longo e ferramenta de fendas: são essenciais para a limpeza de áreas de difícil acesso tais como consolas, teclados e estantes de livros. A ferramenta de fenda encaixa perfeitamente com a escova para limpeza de tecidos.
  • O saco: recolhe a maior parte da sujidade que é aspirada. Existem sacos de papel, microfibra e nylon.
  • Filtros: Tal como os filtros HEPA, absorvem o pó enquanto protegem o motor e depois libertam o ar filtrado das impurezas.

 – Poder de sucção: como avaliá-lo correctamente?

Desde o início, queremos dissipar o mito de que quanto mais poderoso for o seu aspirador de pó em termos de intensidade e energia, tanto mais eficiente será necessariamente o seu desempenho.

 Já não é necessário caçar para as mais altas classificações energéticas. O único resultado negativo seria ter em sua posse um aparelho que consome energia e que é prejudicial ao ambiente.  

A fim de determinar o poder de sucção efectivo para a limpeza, deve ter em conta dois critérios essenciais.

  • Fluxo de ar: Define-se como a capacidade do ar necessário para transportar o pó para o contentor, através da quantidade de ar que flui através do aspirador de pó por segundo. É medido em dcm3/s.
  • Vácuo: Expresso em KPA, permite avaliar a velocidade a que o aspirador aspira o pó.

A relação ideal para um bom poder de sucção é de cerca de 40KPA/40 dm3/s.

– Peso: uma garantia de conforto

O peso de um aspirador de pó é um critério importante, especialmente em apartamentos com escadas. Além disso, há a questão de como lidar com os obstáculos durante os vários ciclos de limpeza. O peso situa-se geralmente entre 1 e 8 kg. Por mais importante que o conforto seja tão importante como a eficiência, deverá encontrar um compromisso entre o peso e o desempenho do seu aspirador de pó.

Ter um aspirador de pó leve, compacto, fácil de mover e potente custar-lhe-á uma pequena fortuna. Os aspiradores leves incluem aspiradores manuais, de bastão, de lata e de robot.

Se não é adepto de um aspirador mais pesado, mas está preocupado com o poder de sucção, deve considerar aspiradores profissionais com rodas. Têm a vantagem de lhe dar mobilidade quando se desloca de um lado para o outro.

– O preço do aspirador de pó: Qual é o seu orçamento?

Para ser competitivo, o preço de um aspirador de pó deve ter em conta uma série de variáveis. Para um aspirador de pó de robô de boa qualidade, espera-se gastar entre 250 euros para modelos de nível de entrada e 1000 euros para modelos de topo de gama.

Os aspiradores de lata variam entre 30 e 300 euros. No entanto, os modelos que requerem uma mudança de saco serão revistos ao nível da entrada em cerca de 100 euros. Deve esperar pagar entre 100 e 500 euros por aspiradores de pó verticais.

No que diz respeito às características, haverá também uma variedade de preços. Quanto mais poderoso for o seu aspirador, mais caro é provável que seja. Se optar por um aspirador de pó tranquilo, o preço será de cerca de 250 euros. Estes critérios também podem ser combinados com a classificação energética, a qualidade do filtro, as capacidades e volumes do saco ou tanque, etc.

– Nível de ruído: uma questão de compromisso

A aspiração pode ser um pesadelo para os ouvidos. A fim de combinar conforto com comodidade, é imperativo mudar, na medida do possível, para aparelhos domésticos com um nível de ruído mais baixo ou mesmo muito baixo. O nível sonoro ideal para aspiradores de pó deve, em princípio, ser de 70 dB ou menos. Além disso, o aparelho é simplesmente ruidoso.

No entanto, os aspiradores de pó mais eficientes tenderão ainda a ter um nível de ruído elevado. De facto, para atingir um excelente nível de desempenho, o grande motor no seu funcionamento gera muito ruído.

 Embora os fabricantes de hoje optem por um motor muito mais pequeno para o fazer funcionar de forma mais silenciosa, a desvantagem é que a potência de sucção é de qualidade média.

Existem, no entanto, aspiradores de pó silenciosos eficientes que são caros.

Porquê comprar um aspirador de pó?

A maioria deles são adequados para todos os tipos de pavimentos.

– Pela sua compatibilidade com diferentes tipos de solo

Esta compatibilidade é bastante prática e ainda mais eficaz quando sabemos que os nossos interiores podem ter coberturas diferentes de uma sala para outra. Quer seja para pisos duros, pisos lisos ou papel de parede, os aspiradores, tendo em conta as suas especificidades, são bastante capazes de livrar os seus pisos e tapetes de migalhas, pêlos, pó, etc.

– Pela sua versatilidade na limpeza

Na maioria dos casos, são polivalentes. A sua versatilidade pode ser vista na recolha de materiais dos vários ciclos de limpeza. Têm a vantagem de absorver tanto líquidos como pó, resíduos alimentares, madeira, pêlos e pêlos de animais de estimação.  Ao limpar os seus pavimentos, os aspiradores são capazes de libertar vapor para facilitar a limpeza eficaz das superfícies.

– Pela sua simplicidade e facilidade de utilização

Alguns aspiradores de pó podem ser ensacados, e esta característica torna a sua vida diária muito mais fácil. Os aspiradores com um saco oferecem simplicidade e facilidade de utilização sem questionar. Assim que o saco estiver cheio, basta retirá-lo do aspirador e eliminá-lo. Não entrará em contacto com o pó dentro do saco. Isto torna-o ideal para pessoas com alergias.

– Pela sua mobilidade

Enquanto os aspiradores de pó ensacados oferecem uma grande capacidade de recolha de resíduos e sujidade, o aspirador sem saco oferece uma maior mobilidade. Isto tem o efeito de lhe permitir cobrir grandes áreas num curto período de tempo. Os aspiradores de pó ensacados estão equipados com rodas que lhe permitem mover-se pela sua casa em diferentes divisões.

– Para poupar tempo

Os aspiradores robóticos são extremamente eficazes para lhe permitir limpar o seu chão sem a sua intervenção. São uma poupança de tempo inestimável. Como robôs inteligentes, não necessitam de assistência humana para remover a sujidade da sua casa. É livre de se dedicar aos seus negócios enquanto o aspirador de pó robotizado se ocupa das suas tarefas de limpeza de acordo com o programa que criou. Para que possa desfrutar do seu tempo como desejar.

– Para benefícios de saúde

Para aqueles que querem esticar os membros, os aspiradores e as caixas são uma óptima forma de exercício (um estudo realizado por investigadores americanos afirma que a aspiração regular é boa para a sua saúde). De facto, mesmo pequenos esforços como o de aspirar são bons para a sua saúde. Reduz o risco de doenças cardiovasculares.

– Para a limpeza de áreas de difícil acesso

O design ergonómico dos aspiradores de mão dá-lhe uma boa aderência e a vantagem de poder limpar locais de difícil acesso. Embora reconheçamos a eficácia dos aspiradores com fio, ou aqueles com boa mobilidade, a praticidade dos aspiradores de mão permite-lhe ter a certeza de obter uma limpeza completa de alguns dos cantos do seu mobiliário e carros que são normalmente inacessíveis.

– Para facilidade de utilização

A leveza e a compacidade destes dispositivos são muito convenientes. De facto, proporcionam-lhe um conforto de utilização muito apreciável. Enquanto alguns aspiradores de pó profissionais pesam cerca de 5kg, por vezes muito menos, o aspirador de mão ou de mesa pesa em média entre 800g e 1,8kg. Pode portanto utilizá-los em abundância sem qualquer risco de se esgotar. É claro que isto tem em conta a autonomia que oferece.

8 dicas para manter o seu aspirador de pó

Há uma série de regras a seguir ao manter o seu aspirador de pó. Não há mal nenhum em recordar-lhe isto:

– Respeitando as funções do seu aspirador de pó

Se o seu aspirador foi concebido apenas para pó, detritos, migalhas, seria insensato utilizá-lo para líquidos. Se o seu aspirador for concebido para aspirar pó, restos de comida, cabe-lhe a si medir as quantidades e voltar aos velhos métodos.

– Certifique-se de esvaziar o depósito do seu aspirador após a utilização

Para aspiradores sem saco, é aconselhável esvaziar sistematicamente o tanque. Isto é para lhe permitir continuar a utilizá-lo, mas para evitar que resíduos de pó toquem no seu motor, que poderiam ser danificados a longo prazo. Para aspiradores com saco, por razões ecológicas, é aconselhável lavar o saco, ou simplesmente atribuir um orçamento para a sua mudança após a sua utilização.

– Limpar filtros regularmente

Para manter uma qualidade de ar saudável, longe da poluição da sua casa, lembre-se de limpar regularmente os seus filtros. Um filtro sujo irá reduzir a eficiência do poder de sucção. A frequência ideal de limpeza nem sempre é indicada pelos fabricantes. Pode limpá-los uma vez por mês. Quer sejam feitos de papel, espuma ou plástico, a manutenção é fácil, basta enxaguá-los com água e deixá-los secar.

– Limpar também o aspirador de pó, sim!

Pode parecer uma tolice, mas sim, também deve limpar o aspirador de pó ou pelo menos limpá-lo após a sua utilização. Provavelmente depende do seu aspirador de pó para se livrar do lixo e do pó na sua casa. Contudo, se o usarmos descuidadamente, arriscamo-nos a encurtar a sua vida se não lhe dermos uma boa limpeza. Pode limpá-lo ou limpá-lo para remover algumas das manchas que se podem acumular com o tempo.

– Limpar os acessórios após utilização

Os acessórios são também peças que, quando combinados com o seu aspirador de pó, fazem um trabalho de limpeza específico. Lembre-se de as limpar tão bem como faz o filtro ou o aspirador em si. Tenha em mente que todas estas ferramentas terão uma vida mais longa, dependendo se as mantém ou não. Não se esqueça de os guardar em espaços limpos e secos, pois o seu frágil material de construção pode estar sujeito a deterioração prematura sem manutenção.

– Limpeza da escova

Após utilização em tapetes, muitas vezes os resíduos de pó, cabelos ou pêlos ficam incrustados nas fibras da sua escova. Para um melhor desempenho e durabilidade, lembre-se de limpar a sua escova. Sempre que utilizar a sua escova, certifique-se de que a lava. Basta retirar o cabo do aspirador e remover qualquer resíduo que tenha resistido à lavagem à mão.

– Evitar o uso intensivo do aspirador de pó

Certifique-se de usar o seu aspirador sabiamente. A frequência de utilização do aspirador de pó determinará não só a sua eficiência, mas também a sua duração de vida. É geralmente aconselhável aspirar uma vez por dia, para além de pôr em perigo a vida do aspirador. Evidentemente, não se recomenda o uso excessivo.

– Verificar a conformidade dos tubos

Com o tempo, as mangueiras podem ficar obstruídas com resíduos e desperdícios recolhidos durante a utilização. A fim de assegurar o funcionamento eficiente do aspirador, deverá verificar regularmente as suas mangueiras. Pode limpá-los removendo-os do aspirador de pó muito facilmente. Garantir o desempenho do seu aspirador é também uma questão de cuidado pessoal dos seus componentes.